segunda-feira, 26 de maio de 2008

Casos de Congruência

Para verificarmos se dois triângulos são congruentes não é necessário verificar as três congruências entre os ângulos e as três congruências entre os lados, como vistas na definição anterior. Basta verificarmos três delas, convenientemente escolhidas, para decidir se os triângulos são ou não congruentes.

Primeiro caso- LAL: se dois triângulos tem ordenadamente congruentes dois lados e o ângulo compreendido entre esse lados, então os triângulos são semelhantes(isto é, o lado restante e os outros dois ângulos também são ordenadamente congruentes).

Segundo caso-ALA: se dois triângulos têm ordenadamente congruentes um lado e os dois ângulos a ele adjacentes, então esses triângulos são congruentes.

Terceiro caso- LLL- se dois triângulos têm ordenadamente congruentes os três lados então esses triângulos são congruentes.

Quarto caso- LAA: se dois triângulos têm ordenadamente congruentes um lado, um ângulo adjacente e o ângulo posto a esse lado, então esses triângulos são congruentes.

Quinto caso- Caso especial de congruência de triângulos retângulos: se dois triângulos retângulos têm ordenadamente congruentes um cateto e a hipotenusa, então esses triângulos são congruentes.

24 comentários:

Anny disse...

quantos casos de congrudencias existem na matematica ja tentei pesquisar na net mas nao consigo encontrar alguem pode me responder po fa vor um beijo

Jordana disse...

mto bom!
focou bem explicado melhor do que em diversos livros que já procurei...
Assim acabou a minha dúvida sobre esse assunto.
Obrigadaaa...

ieda beatriz disse...

porcaria sou + eu
respondo de olhos fechados e aimda comento melhor ok!

Carolina Zorzal Neves disse...

Eu entendi tudo desse negocio de hipotenusa! E falta imagens para representar os casos de congruências.

Maria Cecília disse...

esse negócio não presta pra nada concordo com a ieda beatriz e eu nem tõ estudando sobre essa matéria então vcs escrevam uma coisa q presta.
Tipo isso:

Casos de congruência:

1º quando dois lados são congruentes e o ângulo formado entre eles também é congruente.


2º quando os três lados do triângulo são congruentes.

3º quando dois ângulos são congruentes e o lado entre os ângulos é congruente.

4º quando há congruência do ângulo adjacente a um lado e congruência do ângulo oposto ao lado.

Fonte: http://www.brasilescola.com/matematica/congruencia-e-semelhanca-de-triangulos.htm

E explica melhor esse negocio de hipotenusa!

shirelei disse...

ADOREI ESTA TUDO EXPLICADO DIREITO MAS SÓ FALTA IMAGENS PARA MELHORAR MAS ESTA TUDO OTIMO MELHOR QUE ISSO SÓ ABRIR A CABEÇA DO BURRO E COLOCAR TUDO DENTRO

Anônimo disse...

gostei .. agr só falta as imagens née! USAUHSA (:

Anônimo disse...

mto bom ! seria legal se estivesse junto à alguns exercicios com imagens tbm !! mas tá joia o conteudo!!

Luis Fernando disse...

No triângulo retângulo, sempre existe um ângulo reto(de 90°). Os lados do triângulo que são ligados à esse ângulo são chamados catetos e o lado restante (que não é ligado ao ângulo reto) é chamado de hipotenusa. Os catetos sempre são menores que a hipotenusa, ou seja, a hipotenusa é o maior lado do triângulo retângulo. OBS: Os catetos têm a mesma medida.

Anônimo disse...

FILHO DA PUTA EU ESTUDEI PELO SEU RESUMO PARA A PROVA E TIREI 2,6. LAZARENTO. EXPLICA MELHOR ISSO AEW!!!!!!!!1

Anônimo disse...

AE, GENTE
VAO NESSE BLOG-
www.maliciandonanet.blogspot.com

e bem legal

Tatiana Grazina disse...

Gente eu compreendo que faltou imagens para ficar realmente dinâmico, contudo quando desenvolvi esse blog tinha apenas 13 -14 anos (conto com 16 atualmente),o criei apenas com o intuito de realizar uma atividade complementar de geometria euclidiana. Recentemente resolvi visitá-lo e admito que fiquei um tanto quanto surpresa com a quantidade de comentários em algumas das minhas postagens, mando meus agradecimentos às críticas consistentes (as demais não serão consideradas). Muitas pessoas ficarem escrevendo "puta que pariu, estudei pelo seu resumo e me fudi na prova" blá blá blá.Quando criei esse blog (13-14 anos), meu objetivo era única e exclusivamente concluir com êxito a tarefa que me foi imposta. Será que você precisa utilizar-se de um mero trabalhinho escolar de uma garota de 14 anos para ir bem em uma prova? -Tisc.

Almeja se dar bem em alguma prova? - preste atenção na aula, estude e primeiramente aprenda a escrever com mais coerência e argumentos mais bem elaborados. (ao invés de polomizar nos blogs alheios,#ficadica)

Esse site serve apenas como um COMPLEMENTO para aqueles que já dominam nem que seja superficialmente a matéria (no caso geometria plana ou euclidiana, como preferir). Também gostaria de acrescentar que esse blog apenas ORGANIZA conhecimentos do assunto (apenas o que constavam na lista da minha professora do fundamental), na época eu pesquisei em sites e tentei organiza-los com algum grau de coesão e coerência razoavelmente satisfatórios para o meu trabalho. Então não me venha jogando fontes das quais minha adorável pessoa se utilizou para gerar esse blog, eu já as conheço. (^:~

Vale ressaltar que não sou fá de matemática (apesar de reconhecer a importância desta para o desenvolvimento lógico de nossos cérebros), logo não construo conhecimentos matemáticos (nem era a minha intenção aqui), minha principal área de interesses é HUMANAS - filosofia, sociologia, história, artes, literatura,etc .

Se alguém perdeu seu tempo lendo isso até o final e deseja me conhecer melhor antes de me julgar de maneira tão precipitada e imprecisa, fica meu msn: tatiana_grazina@hotmail.com .

Anônimo disse...

esse laa naum é assim que se escreve é laao(lado-angulo-angulo oposto)
ok

Anônimo disse...

llalalalalalllaalalalalaallalalalallllllllllllllllllllllllalalalalalalaalaalalalalalalaaaaalaallalalal

Anônimo disse...

hipotenusa foi quem matou o minotauro com as cobras na cabeça?

Anônimo disse...

timbalaiê quando vejo o sol beijando o mar...

Anônimo disse...

mãe tô no print!

Anônimo disse...

vamos construir uma ponte em nós?

Thais Caroline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKFODA VEY TUDO BANDO DE INFANTIS

grace kelly disse...

vai se fuder otario vxs bem poi figura otarioooooooooooooooooooooo

Anônimo disse...

vai se fuder otarios vxs nem poi nem uma figura finhos ta puta

Anônimo disse...

seria bem melhor se colocasse imagens de cada caso

Anônimo disse...

ceria melhor vc colocar imagens de cada caso d congruencia